Investir o dinheiro da rescisão: Saiba o melhor local para investir

Índice do Conteúdo

Ficou desempregado? Uma das coisas que mais você pode ter dúvida é a respeito de onde investir o dinheiro da rescisão.

Até porque, para muitos trabalhadores, esse dinheiro será o único e principal valor que terá no momento, o que com toda certeza deve ser guardado a 7 chaves.

No entanto, é claro, para muitos isso pode parecer simples, onde você até pode falar que é só guardar na poupança e pronto.

Se você está dizendo isso, pelo visto não aprendeu nada ainda, não é mesmo?

Hoje, a poupança está bem longe de ser um dos melhores investimentos, onde de acordo com a inflação, você pode estar é perdendo dinheiro.

Mas claro, não se preocupe, até porque isso não é sua culpa.

Todos nós desde cedo fomos treinados que a poupança é o melhor investimento, até porque, em tempos passados, ela realmente era boa, tinha uma boa rentabilidade, o que valia a pena investir uma rescisão trabalhista, por exemplo.

Porém, atualmente existem investimentos muito melhores, com maiores rentabilidades e segurança, que deixarão o seu dinheiro guardado, e ao mesmo tempo, rendendo.

Ficou interessado em conhecer quais são, e garantir que o seu dinheiro estará em um bom lugar, confira a seguir.

Abrindo a conta em uma corretora ou instituição antes de investir

Investir o dinheiro da rescisão

Você pode até achar difícil no primeiro contato, mas acredite, é algo bastante simples de entender e começar a investir.

Primeiramente, antes de você investir seu dinheiro você precisa abrir sua conta nesse local onde será realizado o investimento, não é mesmo?

Assim, em grande parte das vezes, esses locais são chamados de corretoras, que é uma entidade que atua no comércio de títulos e valores mobiliários e que possui o monopólio das operações nas bolsas de valores.

Alguns exemplos de corretoras famosas aqui no Brasil, em empresas de qualidade e segurança, são:

  • Rico
  • Inter
  • XP Investimentos
  • Clear
  • Toro investimentos
  • BTG Pactual

Cada uma dessas possui as suas taxas especificas e condições especificas, que vai depender do valor aplicado, investimento, condições e etc.

Existem também as instituições financeiras, como a Nubank, que hoje também é um grande lugar para investir, estilo poupança, mas muito mais rentável, sendo cerca de 100% do CDI.

Selecionou o lugar, o próximo passo é abrir conta na que você preferir, enviar o dinheiro para lá, e realizar o investimento.

Calma que agora vamos chegar nos investimentos.

Melhores lugares para investir o seu dinheiro da rescisão

investir o dinheiro da rescisão

Como o investimento que você deseja realizar, é focado diretamente em segurança, e poder tirar no momento que achar melhor, a melhor opção é a renda fixa.

Você vai notar que a rentabilidade da renda fixa é baixa, mas aqui tem uma coisa ao seu favor, que é a segurança e estabilidade.

Atualmente, com uma ideia muto semelhante à da poupança, aqui você aplicar o seu dinheiro de uma forma mais segura e rentável.

No entanto, você sabe quais são os principais títulos de renda fixa disponíveis hoje?

Você certamente já pode ter ouvido falar sobre o tesouro direto, mas acredite, o universo da renda fixa é muito maior que isso.

Você possui diversas opções para investir, com intuitos e rentabilidades diferentes, fazendo com que o dinheiro comece a trabalhar para você.

Para que você possa acompanhar, e escolher aquele que melhor se encaixe com o seu perfil, confira todas as principais opções a seguir:

Tesouro direto

Como já citado, o tesouro direto é de hoje um dos investimentos mais comentados, por quem procura renda fixa.

Isso porque, estamos falando de um investimento mais seguros hoje, sendo papeis negociados, emitidos diretamente pelo tesouro nacional.

Ou seja, estamos falando de um título público, onde o dinheiro está sendo emprestado ao governo, para pagar as dívidas do país.

Mesmo diante de toda crise, o governo ainda é um dos emissores mais seguros, onde mesmo sem a garantia do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), pode valer muito a pena.

Você só perde o dinheiro, se o país falir, o que é algo bastante difícil.

Porém, nem tudo são maravilhas, onde é um dos títulos de renda fixa, com menor rentabilidade.

CDB

Outro bem famoso, e muito procurado por quem quer investir o dinheiro da rescisão, é o famoso Certificado de Depósito Bancário (CDB).

De uma forma simples de você entender, basicamente você vai estar emprestando seu dinheiro para instituições financeiras, ou seja, bancos.

Os riscos geralmente são bem baixos, e a rentabilidade é boa.

Aqui você consegue investir valores mínimos em algumas corretoras, como R$ 100, o que também é outra vantagem desse título. (Eu tenho um ótimo artigo para você que quer começar investir com pouco dinheiro; CLIQUE AQUI).

Todo o investimento é garantido pelo FGC em até R$ 250mil, que basicamente garante o recebimento do valor, mesmo que a empresa tenha problemas financeiros.

Portanto, é uma segurança ainda maior.

[adrotate group=”2″]

LCI e LCA

Sendo semelhante ao CDB, nesse investimento de renda fixa, você ao invés de emprestar dinheiro ao banco, vai estar emprestando ao nicho imobiliário (LCI) ou agronegócio (LCA).

Uma das suas grandes vantagens, é que todo o rendimento é recebido sem taxas no final, sendo 100% isento de Imposto de Renda.

Além disso, a sua rentabilidade, mesmo que seja na renda fixa, que não é algo tão grande, ainda sim é muito boa.

Por fim, assim como o CDB, aqui todos os títulos são garantidos pelo FGC, trazendo uma maior segurança para o seu dinheiro.

Outros investimentos para investir o dinheiro da rescisão

Além desses citados anteriormente, existem outros investimentos, menos comuns, mas que podem lhe ajudar a guardar o seu dinheiro.

Porém, grande parte deles tem uma rentabilidade maior, mas já tem uma segurança um pouco menor.

As outras principais opções são:

  • Fundo DI
  • ETF de renda fixa
  • Debêntures
  • Letras de câmbio
  • CRIs e CRAs

Por mais que para o seu caso nós não indicamos esses investimentos, ainda sim, pode valer bastante a pena se informar e conhecer melhor sobre cada um deles. (se você que saber mais sobre essas opções acima deixe seu comentário dizendo “QUERO SABER MAIS SOBRE CADA UM DELES”)

Vale a pena investir o dinheiro da rescisão em renda variável?

Investir o dinheiro da rescisão

E os investimentos em renda variável, será que vale a pena arriscar com o dinheiro da rescisão?

A resposta que podemos trazer para você é que talvez.

Se você deseja uma rentabilidade muito maior do que a renda fixa, a renda variável pode ser uma grande opção.

Porém, você deve saber que os riscos são bem maiores, sendo alterados todos os dias, seguindo o mercado.

Então, você pode até investir, porém, apenas uma parte do valor recebido.

Por exemplo, você pode deixar 75% do valor total em renda fixa, para uma segurança e necessidade, e 25% em renda variável.

No entanto, para entrar nesse mercado, você vai precisa estudar bem para saber onde vai investir, para evitar prejuízos. (Você pode começar a estudar aqui mesmo, pois tenho um artigo especial para você onde falo como investir na bolsa de valores; CLIQUE AQUI PARA LER).

É um pouco mais complexo, do que a renda fixa.

Os principais exemplos de renda variável, são:

  • Ações
  • Fundos imobiliários
  • ETFs de renda variável
  • Fundos de ações
  • Fundos multimercado

Se preferir, estude, compre os ativos, mas lembre-se sempre da sua reserva. (Se você deseja saber mais sobre essas opções acima deixe seu comentário dizendo “QUERO SABER MAIS SOBRE AS OPÇÕES DE RENDA VARIÁVEL”)

Considerações finais

Se você estava na dúvida sobre onde investir o dinheiro da rescisão, esse é o lugar certo.

Então, garanta agora mesmo que o seu dinheiro fique em boas mãos, e disponível para quando precisar. Se você quer um pouco mais sobre o que leu, eu tenho mais um artigo para você continuar estudando; CLIQUE AQUI

Mas saiba você que existe varias opções para estar investindo e ganhando dinheiro, como por exemplo o Mercado digital. E tenho também um ótimo artigo prontinho aqui para você ler; CLIQUE AQUI.

Nos vemos em breve.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *