E-commerce

Negócio online, conheça os 5 passos para construir seu e-commerce

Índice do Conteúdo

Pesquisa do site terra mostra que e-commerce(negócio online) cresceu quase 40% no Brasil em 1 ano

Comprar pela internet tornou hábito para grande parte de nós brasileiros. Aliás, quem não gosta de adquirir um produto sem ter que ir em lojas físicas, apenas com alguns cliques e aguardar que ele chegue em casa?

Pois é, e é a partir do crescimento desse consumo que o e-commerce se torna uma excelente opção para quem quer criar seu próprio negócio.

Nesse artigo, mostraremos a você como funciona o e-commerce, como começar a trabalhar com seu próprio negócio e algumas dicas e cuidados que você deve estar tomando na hora de criar o seu negócio.

 

• O que é e como funciona o e-commerce?

Com os avanços da tecnologia a loja virtual ganhou força nos tempos atuais. Tanto pelo fato de ser um meio fácil e rápido, como por possuir muitos sites com ambientes seguros para a compra, fazendo com que a venda online se torne popular.

O e-commerce ou comercio eletrônico, são lojas online em que todo o seu processo de compra pagamento são feitas pela a internet.

 

 

Ele funciona como uma loja qualquer, segue o mesmo estilo das lojas físicas, porém todo o processo ocorre na internet. Nessas lojas são divulgados os produtos de determinados nichos, como, por exemplo, eletrodomésticos ou eletrônicos, onde são postados na intenção de aumentar ainda mais os canais de venda desses produtos.

Em resumo, são lojas criadas a partir de sites, onde você consegue estar vendendo qualquer produto, ou até mesmo serviços, sem necessariamente precisar estar montando uma loja física.

 

• Qual a diferença entre Marketplace e E-commerce?

Uma grande discussão nos últimos tempos é sobre o que é o marketplace e o e-commerce, pois são mercados com finalidades parecidas, mas possuem bastante diferença.

Negócio online, conheça os 5 passos para construir seu e-commerce

No marketplace as lojas funcionam como divulgadoras de produtos de outras empresas, ou seja, a partir do marketing corporativo, empresas utilizam de outras para fazer a venda ou divulgação do seu produto fazendo com que gere um faturamento coorporativo entre as duas empresas.

Ou seja, ele funciona mais como um impulsionador de vendas, mesmo que nele esteja presente uma própria loja virtual.

Já no e-commerce as lojas são usadas para vender seu produto específico, ou seja, são vendidos apenas os produtos de sua própria distribuidora. Sendo assim não utilizado, obrigatoriamente, o corporativo com outras empresas.

 

• Vantagens do negócio online (e-commerce)

Negócio online, conheça os 5 passos para construir seu e-commerce

Quando falamos de vantagens, podemos citar varias a cerca do comércio digital. A seguir, citaremos algumas das inúmeras vantagens de trabalhar com esse ramo.

 

1. Autonomia

Com o e-commerce você tem total liberdade de escolha, por exemplo, o tipo de produto que terá no seu site, a que público alvo você destinará sua mercadoria, e além de não precisa dividir o lucro com nenhuma outra empresa ou empreendedor.

Portanto, você não terá nenhum chefe dizendo o que você deve ou não fazer, além de todo o lucro ser para sua própria empresa.

 

2. Tempo mais flexível para você

Umas das grandes vantagens de você trabalhar com o e-commerce é que você pode criar a sua loja sem sair da sua casa, fazendo assim com que você evite vários estresses e empecilhos de uma loja física.

Sendo assim, você tem a possibilidade de maior disponibilidade para estar bolando estratégias, que visem até mesmo o crescimento do seu negócio online.

 

3. Facilidade de acesso

De fato, com uma loja online, fica muito mais fácil com que as pessoas cheguem a ver seus produtos e consequentemente caso gostem, acabem comprando seus produtos.

Dessa forma, devido aos avanços da tecnologia, uma pessoa de qualquer lugar, seja pela TV, smartphone ou computador poderá estar adquirindo sua mercadoria.

 

4. Facilidade para o comprador

Como já dito anteriormente, as pessoas estão em um hábito de procurar ao máximo não sair da sua zona de conforto.

Sendo assim, você com a sua loja online a chance de um consumidor acessar ela para adquirir determinado produto seja bem maior do que uma loja física.

 

5. Facilidade de estratégia

Uma vez na internet, fica muito fácil fazer um estudo de mercado, pois você tem uma maior facilidade de analisar seus concorrentes e consumidores, fazendo assim com que você tenha maior facilidade de bolar uma estratégia de mercado.

 

• Passos para criar o seu negócio online(e-commerce)

Ficou interessado em começar a ganhar dinheiro com e-commerce, sem sair de casa, agora mesmo?

A seguir, lhe passaremos alguns passos que você deve estar seguindo para criar a sua loja virtual.

 

1. Tenha um planejamento para criar seu negócio online

Primeiramente, antes de você criar seu negócio online é necessário que você se planeje, tendo em mente qual produto você irá vender, o público-alvo que você busca atingir e quem serão os fornecedores do seu produto.

Portanto, é nesse momento em que você vai montar suas estratégias e começar a sua caminhada para o sucesso.

 

 

2. Faça benchmarking

É nesse momento que você vai prestar atenção na conduta dos seus concorrentes e procurar medidas para supera – lós.

Em outras palavras, benchmarking é você avaliar sua empresa em relação a sua concorrência.

Portanto, você deve sempre procurar não fazer igual a eles, tente ser diferente o máximo possível, fazendo com que os clientes escolham você pela sua exclusividade e diferença.

 

3. Crie seu site de vendas

Nesse momento você vai criar a alma do seu negócio. até porque, não tem como criar uma loja virtual, sem um ter site bacana.

Por isso, procure fazer um bom site, colocando informações suficientes sobre cada um dos seus produtos, separando-os por categoria, colocando imagens com boa qualidade.

Por fim, você só vai estar deixando seu site bastante intuitivo e muito bem funcional.

 

4. Promova seu negócio online

Faça divulgação do site, entregue com frequência conteúdos de valor para seu público, isso gera autoridade e confiança para seu site.

Dessa forma, procure montar uma boa estratégia de marketing no seu site, deixando-o bastante engajado, para assim, aumentar o número de acessos e consequentemente, o número de vendas.

 

5. O seu negócio online precisa ter controle de qualidade

Essa é a chave para o sucesso do seu negócio online. Mantenha sempre a qualidade de seus produtos, buscando sempre está melhorando tudo.

É com esse seu controle de qualidade que seu site se tornará um negócio de grande sucesso.

 

• Considerações finais

Com todas as dicas e explicação de como funciona o e-commerce, é possível criar seu próprio negócio online e alcançar sua tão sonhada independência financeira.

Espero que tenha gostado.

Nos vemos em breve.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *